terça-feira, 6 de outubro de 2015

Radiografia RX – Análise de Qualidade



Analise da qualidade do exame:

A avaliação inicial da radiografia começa por uma análise da técnica radiológica, ou seja, se a radiografia foi feita com penetração ideal dos raios, que permite uma boa visualização tanto da parte superior, como inferior dos campos pulmonares e do mediastino

A segunda coisa é a observação do posicionamento do paciente, se existe algum grau de rotação lateral, que deve ser observado pela simetricidade das clavículas e esterno, em relação a linha media.

Também a presença de inclinação anterior do pescoço, pode simular opacidade do mediastino superior e desvio da traquéia.

Analise das alterações radiográficas:

A localização da lesão em relação a parede, espaço pleural, pulmão ou estruturas mediastinais é o primeiro passo para um possível diagnóstico.

São fatores importantes na visualização das lesões pulmonares, a configuração da lesão, a sua densidade, tamanho e relação com as estruturas adjacentes.

Avaliação

Partes moles: avaliação das mamas, região cervical, supra-escapular, tecido subcutâneo, abdome superior.
Ossos: coluna, clavículas, costelas, ombros, esterno.
Coração: morfologia e dimensões.
Aorta e artérias pulmonares: verificação de anomalias congênitas e aneurismas.
Mediastino: alargamentos, pneumomediastino, massas.
Hilos: estudo comparativo da morfologia e dimensões.
Parênquima pulmonar: nódulos, massas, consolidações, cavidades;
Pleura: espessamentos, pneumotórax, derrame pleural.
Diafragma: altura, morfologia, estudo comparativo.
Seios costofrênicos: verificar se estão livres; em casos duvidosos realizar decúbito lateral.








O diafragma

O diafragma esquerdo é visualizado até o seu contacto com o bordo cardíaco, tanto na radiografia em PA como na radiografia lateral.

Habitualmente o diafragma direito é mais elevado do que o esquerdo e é visto de medial a lateral, nas radiografias em PA assim como de posterior a anterior, nas radiografias em perfil.

A indefinição de contorno de parte do diafragma (que deve ser normalmente visível) indica patologia do parênquima pulmonar adjacente à este ou presença de derrame ou espessamento pleural.

Os pulmões:

Os campos pulmonares são habitualmente um pouco mais transparentes nos ápices, que nas bases e a sua transparência deve ser homogênea.

A transparência pulmonar da parte posterior do hemitórax do terço médio e inferior deve gradualmente aumentar.

A presença de lesão intersticial pode causar na radiografia dificuldade na visualização do contorno das estruturas vasculares, assim como espessamentos cissurais e dos septos interlobares (linhas de Kerley).

Estruturas vasculares:

A circulação pulmonar pode ser observada, uma vez que os vasos dos lobos inferiores são um pouco mais evidentes do que os dos lobos superiores, e este padrão pode mudar na presença de hipertensão pulmonar.

Os hilos pulmonares são a próxima estrutura a ser estudada, estes devem mostrar a opacidade das arterias pulmonares com configuração discretamente arredondada e a convergência dos vasos arteriais pulmonares que terminam (originam) na topografia destes.

O hilo vascular esquerdo é um pouco mais alto do que o direito, pois está montado sobre o brônquio fonte esquerdo.

Aumento de volume dos hilos pode ser devido à presença de dilatação das artérias pulmonares, linfonodomegalia ou massa peri-hilar.

Mediastino:

A avaliação do mediastino se inicia pelo posicionamento da traquéia que deve ser central. A parede lateral da traquéia deve ser visível bilateralmente, contudo este dado é extremamente dependente de uma técnica radiográfica adequada.

O ângulo de bifurcação da traquéia deve ser de 60º.

A linha mediastinal anterior, pode ser vista no terço superior do tórax na linha média nas radiografias em PA e corresponde ao local de contato entre os lobos superiores dos pulmões.

As linhas paravertebrais devem ser bem definidas e abaulamento destas linhas indicam aumento de volume do mediastino posterior.

A sombra da aorta, também deve ser bem observada, uma vez que o bordo externo da aorta descendente está em contato com o lobo inferior do pulmão esquerdo, enquanto que a croça com o lobo superior.

O coração

O coração deve ter uma configuração em forma de bota, na radiografia em PA. As medidas são feitas através do índice cárdio-torácico nas radiografias em PA e pelo bordo posterior do VE em relação à veia cava inferior na radiografia lateral.

Alongamento da aorta acontece em pacientes idosos e hipertensos crônicos.

Os ângulos cardiofrênicos devem ser agudos, más habitualmente estão preenchidos por tecido gorduroso em alguns casos podendo mesmo simular a presença de massa.

Na radiografia em PA pode-se observar do lado direito, entre o diafragma e o bordo direito do coração, uma imagem linear, discretamente hiperdensa que corresponde à veia cava inferior

Na radiografia lateral a face ântero-superior do coração corresponde ao átrio direito e a póstero-inferior ao ventrículo esquerdo, enquanto que a póstero-superior ao átrio esquerdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário