terça-feira, 20 de outubro de 2015

A fisioterapia preventiva nas empresas



Manter a saúde em dia é importante, tanto na vida pessoal quanto na jornada profissional. Durante as nossas horas de trabalho, costumamos ficar muito tempo sentados ou na mesma posição, e isso causa alguns problemas na nossa saúde e bem estar.

Para evitar os desconfortos dentro e fora do ambiente de trabalho e proporcionar uma maior produtividade, é preciso trabalhar alguns movimentos específicos, e é essa a função do fisioterapeuta, que avalia e trata as lesões ocasionadas pelas atividades feitas durante a jornada de trabalho, pois ele previne e mantém a saúde do trabalhador através de exercícios como ergonomia, biomecânica e atividade física laboral.

O fisioterapeuta também é responsável por promover programas que previnem acidentes, além de realizar readaptações de funcionários afastados que retornaram a rotina do trabalho.

As atribuições do Fisioterapeuta do Trabalho são:

- Prevenir de desconfortos ou queixas músculo-esqueléticas nas atividades laborais

- Promover palestras de capacitação, conscientização e treinamento preventivo de doenças,

- Avaliar a postura e analisa a biomecânica das tarefas, promovendo a adequação da postura para melhor desempenho.

- Realizar orientações posturais e ergonômicas aos trabalhadores

- Fazer o tratamento das patologias e lesões que se instalaram

- Desenvolver programas de ginástica laboral

- Realizar programas coletivos, que diminuem os riscos de acidente de trabalho.

Além disso, as atividades diminuem o nível de estresse, o sedentarismo e evita lesões por esforço repetitivo (LER) e outras doenças, como artrite, artrose, cifose, escoliose, lordose, hipercifose e hiperlordose. Se as dores persistirem, procure um especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário