terça-feira, 1 de novembro de 2011

Quais são os três grandes objetivos da terapia em pessoas com dor crônica?

O mais óbvio de todos é diminuir ou eliminar a sensação de dor. O segundo objetivo, não é tão evidente como o primeiro, nem para o cliente e nem para os terapeutas. Refere-se...

Existem três principais objetivos que uma pessoa com dor persistente busca em um processo terapêutico.

Primeiro
O mais óbvio de todos é diminuir ou eliminar a sensação de dor. Sabe-se que os aparelhos utilizados na fisioterapia têm seus efeitos muito reduzidos na maioria dos casos de dores crônicas. As técnicas de terapia manual, reeducação dos movimentos e posturas apresentam melhores resultados para reduzir e eliminar a sensação de dor. Já hipnoterapia pode utilizar técnicas de analgesia e alteração das submodalidades sensoriais relacionadas à dor (como símbolos, temperatura, cor, forma, por exemplo...). No entanto isso ainda parece ser insuficiente na maioria das pessoas com dor crônica porque os outros dois grandes objetivos não foram ainda atendidos.

Segundo
O segundo objetivo, não é tão evidente como o primeiro, nem para o cliente e nem para os terapeutas. Refere-se em reduzir o sofrimento causado pela dor. Uma pessoa que já passou por vários profissionais tende estar frustrada; a pessoa com dor crônica sente-se incapaz de lidar com a dor; é comum encontrar pessoas que apresentam dúvidas e preocupações sobre o quê exatamente está acontecendo com ela; o medo gera ainda mais desconforto; o sono e suas relações sociais e profissionais estão sendo prejudicadas cada vez mais. Esses e muitos outros aspectos geram sofrimento e o sofrimento aumenta a intensidade da dor e leva à incapacidade cada vez maior. Para isso outras estratégias terapêuticas devem ser utilizadas por todos os profissionais de saúde que lidam com pessoas com dor crônica. Sejam eles fisioterapeutas, psicólogos, hipnoterapeutas médicos, enfermeiros entre outros. Estratégias destinadas a eliminar qualquer interferência relacionada às crenças, atitudes e motivações que possam impedir a melhora da pessoa. Estratégias que “ascendem” os recursos (os pontos fortes) da pessoa com dor crônica.

Terceiro
O terceiro objetivo do cliente é reduzir a incapacidade que a dor vem causando na sua vida. Algumas pessoas não conseguem mais realizar atividades rotineiras e simples como agachar, outras apresentam dificuldades de dormir, por exemplo. Muitas não podem mais fazer o que lhe davam prazer e tem dificuldades de fazer suas necessidades profissionais e familiares. Estratégias de alivio da sensação de dor podem facilitar a execução de atividades que antes eram limitadas pela dor. No entanto é possível facilitar a execução das atividades sem ao menos interferir na intensidade de uma dor. Como? Imagine que uma pessoa tem dor há 2 anos não coluna lombar e não consegue levantar da cadeira sem apoiar suas mãos. Parte dessa incapacidade está relacionada com o medo de sentir dor e parte está relacionada ao posicionamento desvantajoso adotado por essa pessoa ao levantar da cadeira. Se o terapeuta conduzir a pessoa a uma descoberta de melhores posicionamentos e utilizar estratégias para quebrar o medo desse movimento, a pessoa vai conseguir realizar algo importante para ela.

O interessante é que a pessoa no inicio, pode dizer que a intensidade da dor continua igual, mas agora pode realizar muito mais atividades. Depois de um tempo uma cascata de eventos positivos podem ocorrer tais como, aumento da motivação, mais confiança em sua recuperação e redução da dor devido aos benefícios dos próprios movimentos.

É importante ressaltar que a conquista de um desses objetivos através do processo terapêutico, auxilia a conquista dos outros. No entanto a dor crônica difere-se de uma dor aguda que é mais simples e fácil controlar. A dor crônica foi desenvolvida e é mantida por um leque muito maior de fatores e por isso o terapeuta dificilmente obterá sucesso se focar em um único objetivo.

Se você é profissional da saúde identifique se suas intervenções estão congruentes com todos esses objetivos. Se não estiver, crie e desenvolva novas habilidades para cumprir cada um desses objetivos. Se você apresenta dor crônica, identifique e busque estratégias destinadas a cada um desses objetivos. Os resultados serão mais rápidos e mais duradouros.

Fonte: Mapa da Dor - Rodrigo Rizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário