quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gestão em Fisio: Identificando Oportunidades


Quantas vezes você já não pensou que estava diante de uma oportunidade incrível, uma idéia única, com poucos concorrentes, e que agora ia dar certo? Aposto que algumas vezes, afinal quem quer ter seu próprio negócio, quem quer empreender, acha que suas ideias devem ser simplesmente únicas e inovadoras!

E isso é um grande engano! As suas ideias não precisam ser tão inovadoras quanto você acha que seja necessário, elas simplesmente devem ser boas o suficiente para que possa agregar valor ao seu negócio, fazendo sua empresa crescer. As oportunidades sim, devem ser avaliadas e aproveitadas, pois geralmente são unicas e você não pode desperdiçar.

Quando identificarmos uma ideia sendo interessante devemos nos perguntar: quem são os clientes que comprarão esse serviço? Esse é um mercado em crescimento, estável ou estagnado? Quem são seus concorrentes? Caso não consiga responder essas questões com dados concretos, provavelmente estarão diante de apenas uma ideia e não uma oportunidade de mercado.

As boas oportunidades apresentam como características uma taxa de lucro de 10 a 15%, um alcanço do ponto de equilíbrio e fluxo de caixa positivo em menos de 2 anos, um investimento inicial baixo ou moderado, custos fixos e variáveis menores, equipe competente e comprometida, entre outros.

O que você precisa é saber identificar uma necessidade do mercado e saber como atendê-la, antes que os outros façam.

A fisioterapia é um mercado em crescimento, com avanço científico, com aumento no número de clientes, e todo mercado em crescimento começa a mostrar suas necessidades, suas falhas e vulnerabilidades.

Então, até mesmo para quem já tem seu negócio montado, avaliar e identificar novas oportunidades, novos serviços, novas parcerias, é fundamental para alcançar o crescimento desejado e consequentemente o lucro.

Isso tudo sem deixar de calcular os riscos, pois nada é tão bonito quanto parece.

Uma coisa que deve ser sempre presente em sua cabeça é o seguinte: ideias revolucionárias são raras, serviços únicos não existem e a concorrência, essa sim, sempre estará presente.

Postado por Fabricia Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário