quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Benefícios da fisioterapia preventiva na terceira idade


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 5,85% da população tem mais de 65 anos, número que deverá aumentar em 15 vezes até 2025. Em decorrência desta longevidade, a procura por profissionais de fisioterapia está em plena ascensão e vem ganhando um novo status no segmento da prevenção e qualidade de vida.

Até há pouco tempo, o principal uso da fisioterapia era voltado para a área de reabilitação, que consiste em tratar uma lesão instalada. Atualmente, o foco se volta cada vez mais para os trabalhos preventivos, que têm o objetivo de evitar lesões. A Academia B-Active possui uma equipe multidisciplinar, que reúne médicos, fisioterapeutas e profissionais especializados, para atendimento personalizado, onde os exercícios são adaptados às condições físicas e clínicas de cada indivíduo. A equipe médica especializada em medicina esportiva e fisiologia do exercício garante a segurança e maior eficiência das atividades.

Dr. Benjamim Apter, médico especialista no esporte e fisiologia do exercício, que coordena a rede de franquias B-Active, academias e fisioterapia para terceira idade, comenta que todas as publicações científicas na área da saúde comprovam a eficácia dos exercícios para prevenção das doenças crônicas mais comuns na terceira idade que são osteoporose, hipertensão arterial, diabetes, osteoartrose ansiedade e depressão.

“Os estudos comparativos entre grupos portadores de doenças crônicas que praticam exercícios físicos versus os que não praticam, mostram que o primeiro grupo usam menos medicamentos, têm menos internações, menos dor e maior sobrevida”, pondera Dr. Apter.

A novidade que a B-Active traz ao mercado sênior é utilizar estes recursos antes da instalação das doenças.

Muitos idosos que utilizam este método não sentem os sintomas de algumas doenças. Dr. Apter cita exemplos de alunos portadores de osteoartrose diagnosticada em exames de imagem sem qualquer sintomatologia clínica ou restrições de mobilidade.

O método de fisioterapia preventiva adotada pela B-Active inclui fortalecimento muscular, pilates, yoga, exercícios funcionais e aquaterapia.

Fonte: Fisiogama 

Nenhum comentário:

Postar um comentário