quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Cigarro e Saúde Músculo Esquelética



As lesões pulmonares e cardiovasculares provocadas pelo cigarro são amplamente divulgadas e conhecidas, porém, as lesões ortopédicas do cigarro são raramente discutidas e desconhecidas do público em geral.
O objetivo desse artigo e chamar a atenção dos fumantes e dos fumantes passivos para os riscos do desenvolvimento de lesões músculo esqueléticas relacionadas ao cigarro.

O cigarro provoca lesões nos ossos e articulações?
Sim, temos diversos trabalhos científicos na literatura que descrevem essas lesões.

Quais estruturas são lesadas pelo cigarro?
A cigarro está relacionado ao desenvolvimento de osteoporose. Além disso o cigarro atrapalha a consolidação ósseo. O cigarro leva ao retardo e a pseudartrose na fratura. O cigarro age diretamente obstruindo a microcirculação dos tendões. A lesão na microcirculação leva a ruptura e à dificuldade de cicatrização dos ligamentos e dos tendões. Temos trabalhos publicados que mostram essa associação no desenvolvimento das lesões do manguito rotador. Ou seja quem fuma tem maior chance de desenvolver rupturas do manguito rotador e pior prognóstico após a ruptura desses tendões. 

Pacientes com fratura podem fumar?
Não, o cigarro é terminantemente proibido durante o processo de cicatrização da fratura. Quando um fumante quebra um osso não temos como interferir nas lesões causadas na microcirulação durante todos os anos em que o paciente fumou, porém, podemos orientá-lo a parar de fumar durante o período de consolidação óssea.

O que acorre se o fumante com fratura não quiser parar de fumar?
Se estou tratando um paciente com fratura e ele irá necessitar de cirurgia a conduta é simples: ou ele para de fumar ou ele troca de médico. Não realizo osteossíntese em pacientes fumantes que irão permanecer fumando no pós operatório.

Quais o riscos do paciente fumante que tem uma fratura?
O paciente fumante evolui com aumento do tempo para colar uma fratura e algumas vezes a fratura simplesmente não cola. Desenvolve o que é denominado pseudartrose ( falsa articulação). Quando a fratura não cola ela recebe esse nome " pseudartrose " pois o membro começa a fazer movimentos anormais numa falsa articulação.

Porque o fumo está relacionado a tendinopatia do manguito rotador?
O fumo ativo, e também o fumo passivo, leva a alterações da microcirculação sanguínea que proporciona uma maior facilidade para que os tendões inflamem e dificulta a cicatrização dos tecidos tendinosos. 

Como está provado que o cigarro causa danos aos ossos, articulações e tendões?
O estudo sobre os malefícios do fumo e particularmente do cigarro é feito através de estudos observacionais na população fumante. Exemplo: o câncer de Pulmão apresenta uma incidência muito maior em pacientes fumantes. Nem todos os fumantes irão desenvolver câncer de pulmão porém a incidência de câncer é 20 vezes mais frequente nos fumantes quando comparado com a população em geral. Estudos semelhantes são feitos com patologias ortopédicas e os pacientes fumantes tem uma maior dificuldade de cicatrização tecidual, defeito na microcirculação e é um coadjuvante no desenvolvimento da osteoporose.

De que maneira o fumo atrapalha a cirurgia ortopédica?
Quando operamos um paciente reconstruímos seus tecidos, colocamos os ossos no lugar (quando realizamos uma osteossíntese) e costuramos os tendões e ligamentos. Ao final da cirurgia de inicia o processo de cicatrização dos tecidos. Tanto os tecidos reparados quando  os produzidos pela incisão cirúrgica que o cirurgião fez para chegar até as estruturas lesadas deverão cicatrizar adequadamente. O cigarro atrapalha a cicatrização, portanto, atrapalha diretamente o prognóstico da cirurgia.

Como ocorrem as lesões provocadas pelo cigarro nos tecidos ósseos e tendinosos?
O mecanismo é o dano a microcirculação. Um tecido com menor aporte sanguíneo devido a problemas na microcirculação tem maior dificuldade de lidar com as reações pós operatórias.
Exemplo: imagine que os pequenos vasos estejam um pouco entupidos, nessa situação o tecido recebe menos sangue.
O sangue carreia oxigênio que nutre as células, com pouco oxigênio as células ficam fracas e tem dificuldade para lutar com as bactérias ou seja surge a infecção.
O sangue leva as células de defesa (os glóbulos brancos) até os tecidos inflamados, se chega menos sangue = menos células de defesa = infecção.
O sangue nutre os tecidos, tecidos com pouco sangue morrem e tecido morto é caldo de cultura para bactéria = infecção.
Tecidos com pouco sangue tem dificuldade de produzir novas células = retardo ou não cicatrização dos tecidos = não cicatrização dos tecidos, pseudartrose e rupturas tendinosas.

Para piorar a situação o fumo atrapalha o metabolismo do cálcio e os pacientes fumantes tem uma maior incidência de osteoporose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário