quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Fisioterapia na Reabilitação Cardíaca

 
As lesões cardiovasculares estão entre as doenças que mais causam mortes no mundo. Porém, após uma lesão, é possível aplicar a fisioterapia em reabilitação cardíaca em pacientes que pertencem a um grupo de risco menor, pois estes estão aptos a realizar exercícios sem contraindicação.
O fisioterapeuta exerce um papel primordial na Fisioterapia em Reabilitação Cardiaca. Em um primeiro momento, ele analisa as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, e, assim, desenvolve um plano de tratamento. Os exercícios realizados têm como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pessoas, tornando-as capazes de retomar suas atividades diárias. A frequência depende do estado clínico do paciente e o trabalho deve ser em conjunto: equipe médica, fisioterapêutica e paciente.
Pacientes com doenças como insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, doenças coronárias e valvulares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem ser tratados com esse tipo de procedimento.
O fisioterapeuta cardiorespiratório atua geralmente em clínicas, ambulatórios e, principalmente, na Unidade de Terapia Intensiva dos hospitais, atendendo a pacientes que tiveram infarto do miocárdio ou passaram por procedimentos cirúrgicos, como angioplastia. No primeiro momento, o tratamento visa à prevenção de complicações do infarto ou da cirurgia e a permitir que o paciente retome às suas atividades básicas, como locomoção, higiene e alimentação. Já na enfermaria, os pacientes são submetidos a treinos de equilíbrio, alongamento, resistência e caminhada.
Quando o paciente sai do hospital, o fisioterapeuta, juntamente com cardiologistas e pneumologistas, promovem uma série de avaliações. Em seguida, são desenvolvidos programas individuais para que o paciente atinja seus objetivos de maneira segura e no menor período de tempo possível. Os programas de recondicionamento físico incluem exercícios aeróbicos e de alongamento.

Quer saber mais?Leia o artigo A Atuação do Fisioterapeuta em Programas de Reabilitação Cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário