segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Como manter uma postura correta na hora de dormir


É complicado falar em postura ideal na hora de dormir, afinal neste momento não estamos conscientes das nossas ações. Mas essa postura pode fazer uma grande diferença em relação ao bem-estar no resto do dia.

A posição mais indicada para dormir é a lateral, com as pernas dobradas à aproximadamente 90º e a colocação de uma almofada fina entre os joelhos. Isso serve para igualar a distância da largura entre os joelhos com a dos quadris e evitar rotação na região lombar. É preciso atenção também em relação à altura do travesseiro, que deve preencher exatamente o espaço entre a cama e a orelha, permitindo que a coluna fique alinhada com a cabeça. O colchão deve ter a densidade correspondente ao peso da pessoa. Se julgar necessário, também poderá ser utilizado um travesseiro à frente do corpo onde o braço poderá ser descansado. Esta última dica é bastante importante para quem sente desconfortos no pescoço e na região cervical.
Dormir em decúbito dorsal (barriga para cima) pode ser uma segunda opção, porém nesta posição é aconselhável utilizar um travesseiro baixo e colocar um rolinho (almofada, edredon) embaixo dos joelhos para gerar uma leve flexão dos mesmos e permitir que a região lombar fique bem apoiada e descansada.
A postura que deve ser evitada é o decúbito ventral (barriga para baixo), pois coloca a região cervical numa amplitude de movimento muito grande (sempre rodada ao máximo para um dos lados) e gera uma intensa sobrecarga na região lombar por forçar a lordose,  curvatura fisiológica dessa região.
Alguns exercícios de alongamentos ajudam a relaxar a musculatura e preparar o corpo para a sobrecarga do dia-a-dia. Lembrando que não há horário melhor para realizá-los, mas que a regularidade pode fazer a diferença. Lembre-se, criar bons hábitos não é fácil, requer muita disciplina e boa vontade. O resultado, no entanto, é sempre positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário