quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exercício físico melhora o sono



Thinckstock
O exercício físico é, cada vez mais, uma prática indispensável para a promoção da saúde e melhora da qualidade de vida. Ele diminui os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas e atua como fator de prevenção. Por outro lado, não dormir bem pode ocasionar danos à saúde e ao bem-estar, podendo representar, em algumas situações, até risco de morte.
Atualmente o exercício físico praticado de forma regular tem sido considerado uma importante intervenção para a melhora da qualidade do sono.
Sob o aspecto fisiológico, a prática regular de exercício físico pode proporcionar aumento no porcentual de sono REM e da fase mais profunda do sono NREM. O exercício ajuda a diminuir no número de despertares durante a noite e o tempo que se leva para dormir, que deve ser inferior a 30 minutos.
Em resumo, a prática regular de exercícios leva tanto à restauração física, fazendo com que o indivíduo se sinta mais disposto para enfrentar as atividades do dia seguinte e também, quanto à restauração cognitiva, melhorando as funções relacionadas ao aprendizado, atenção, memória e estado de humor.

Fonte: Viver Bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário