Psicomotricidade Aquática é uma das formas de estimular as potencialidades
do indivíduo utilizando a água como meio, trabalhando a relação do indivíduo com o espaço, com o
objeto, com o outro e consigo mesmo; baseia-se na criatividade e espontaneidade, e ambas devem surgir
naturalmente, sem serem comandadas. Para entender melhor a psicomotricidade aquática é
necessário lembrar um pouco sobre a relação do meio líquido com o movimento
enquanto expressão psicomotora do ser humano.
Tem como base desde a concepção e evolução, quer dizer, no
meio intra-uterino até chegar o nascimento. Sabe-se que o feto está banhado por
um líquido chamado líquido amniótico, o qual está na mesma temperatura que seu
corpo e atravessado permanentemente pelo fluxo sangüíneo da mãe.
Ao nascer, a criança entra num mundo desconhecido que não
está mais em harmonia com as sensações internas, mas sim, as externas como o
contato das mãos, dos objetos, da temperatura, da luz que na verdade é do
outro. A criança então, busca encontrar um complemento que é a mãe (podendo ser
outro adulto). Essa fusão irá mantê-la protegida e num estado prazeroso.
A água dentro desses aspectos positivos pode auxiliar nesse
contato, nessa fusionalidade. Deve ser utilizada como meio de ação mais global,
através do movimento, e da relação desse indivíduo com o espaço, com o outro,
com o objeto e consigo mesmo.
Trabalhar a psicomotricidade dentro da água é fazer dela e
do movimento uma estimulação para o indivíduo. Com isso, ele aprende a se
conhecer e a se aceitar. A criança não entra na aula e fica apenas brincando
sem planejamento algum, há a necessidade de estudar o seu histórico, de saber
as suas necessidades e frustrações para poder atuar como um meio e não como um
fim.
Nas atividades dentro da água são solicitados os canais
exteroceptivos (sinais do meio externo captados pelos órgãos dos sentidos),
proprioceptivos (situação do corpo no espaço) e interoceptivos (está ligada à
vida orgânica e vegetativa) em diversos níveis.
Para se obter sucesso nas atividades, é preciso planejar o
trabalho que será realizado e estabelecer os objetivos que deverão ser
atingidos, mesmo que não possua uma data preestabelecida para tal. Os conteúdos
trabalhados podem ser funcionais e relacionais.
Em se tratando dos conteúdos funcionais, são destacados
como: coordenação motora global, que possibilita desafios e dificuldades na
água; tônus e postura, que podem ser modificados de acordo com o empuxo e ação
da gravidade; equilíbrio, que também se altera devido a estes itens; esquema
corporal; que bem trabalhado irá ajudar a criança a se adaptar em relação a
espaço e tempo; espaço e tempo propriamente ditos e estimulação do
desenvolvimento cognitivo. Já no aspecto relacional, observa-se o comportamento
do indivíduo diante de diferentes situações, relacionadas com objetos, espaço,
tempo e às pessoas, abordando conteúdos como criatividade, afetividade,
espontaneidade, agressividade e comunicação.
Fonte: Aqua Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário